sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Ficar numa escada faz você envelhecer mais depressa

Novos experimentos com relógios atômicos demonstraram mudanças na passagem do tempo em velocidades e alturas corriqueiras como subir uma escada ou andar de bicicleta.

A teoria da relatividade de Einstein desbancou a noção de que o tempo passa igualmente para todos em qualquer lugar do Universo. Em vez disso, ela prevê que o tempo passa mais lentamente num campo gravitacional ou em velocidades mais altas. Um relógio na Terra corre um pouco mais lentamente do que outro no espaço. Da mesma forma, uma pessoa viajando numa nave em alta velocidade envelhecerá muito menos que outra que ficou em casa.

Estes efeitos foram demonstrados em vários experimentos usando relógios atômicos. Em um deles, foi possível notar que um relógio viajando a bordo de um avião ficava levemente atrasado em relação a outro que permaneceu imóvel.

Contudo um experimento mais recente realizado no Instituto Nacional de Padrões e Tecnologia em Boulder, Colorado, EUA, pelo físico James Chin-Wen Chou e sua equipe, demonstrou essa diferença em escalas mais familiares.

O tempo foi medido usando um laser emitindo luz a uma frequência específica e direcionado para um único átomo de alumínio mantido no lugar por um campo elétrico que somente absorve a luz que oscila 1.12 x 10^15 (Um quatrilhão e cento e vinte trilhões) vezes por segundo. Assim, as oscilações do laser podem ser usadas como os tiques de um relógio comum para medir a passagem do tempo.

O experimento mediu a diferença no tempo entre um relógio erguido a 33 centímetros de altura em relação a outro mantido como referência. A maior altura fez o relógio correr um pouco mais rapidamente, cerca de quatro partes em 10^17 (cem quatrilhões). O efeito é tão pequeno que faria uma diferença de apenas noventa bilionésimos de segundo sobre uma vida de 80 anos.

Em outro experimento, um dos relógios ficou oscilando a uma velocidade de 10 m/s (36km/h) enquanto o outro se mantinha imóvel. Neste caso, o relógio que se manteve balançando correu 6 partes em 10^16 (dez quatrilhões) mais lentamente.

Portanto, se você quiser viver alguns bilionésimos de segundo a mais, não compre um apartamento na cobertura.

Fonte: http://www.newscientist.com/article/dn19494-standing-on-a-stepladder-makes-you-age-faster.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário